segunda-feira, 1 de agosto de 2011

#1 Leu por obrigação? Acabou com a emoção!

Olá gente!

Resolvi começar hoje uma espécie de coluna mensal aqui no blog chamada "Leu por obrigação? Acabou com a emoção!", onde eu indico livros que normalmente a gente tem que ler na escola ou para o vestibular e exatamente por isso, acabamos achando que a história é chata, ruim, ou que não tem nada para acrescentar.

Hoje começo com o livro que me inspirou a fazer essa coluna, que é o livro A Revolução dos Bichos do George Orwell. Minha irmã leu esse livro pra escola e odiou, ao contrário de mim, que li por livre e espontânea vontade e adorei! Li duas vezes inclusive.





'A revolução dos bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

Acho que apesar de parecer uma história simples a princípio, pois conta a história de animais de uma fazenda que se revoltam e expulsam os humanos de lá, esse livro é simplismente genial! Ele tem cerca de 160 páginas, ou seja, é fininho, e a leitura é bastante fluida, quando você percebe já passou de mais metade do livro.

George Orwell também é o autor do livro 1984, que recomendo da mesma forma. Tem um filme também, mas este eu não recomendo não, melhor o livro, rsrs! Pra quem gosta desse estilo, outros livros que já li são Admirável Mundo Novo do Aldous Huxley e Farenheit 451 do Ray Bradbury.

Até mais e boa semana!

3 comentários:

  1. Olá Fernanda, vi eu comentario no meu blog e vim aqui agradecer pela atenção, espero que tenha curtido o escrevemos!!
    Eu goste desse tipo de leitura, princiupalmente sobre a Segunda Guerra, mas confesso que tenter ler Admiravel Mundo Novo, mas não gostei, eheheh
    Bjss
    Ah, to seguindo o blog!!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, eu tb fico muito desmotivada qdo tenho que ler livros por obrigação. Ainda não li esse, mas tenho muita vontade!

    Obrigada pelos comentários e desejos de melhora. Continuarei engessada por mais 15 dias e digitando com apenas 1 mão...rs. Por isso, peço perdão pela minha ausência e falta de comentários. Mas eu voltarei, eu juro!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente adoreeei a ideia da coluna.
    E concordo que ler por obrigação acaba com a emoção, a diversão e tudo o mais.
    Sempre digo isso para o pessoal daqui de casa (leia-se irmãos e primos, rs).

    beeeeeijos,
    Jéssica

    ResponderExcluir