segunda-feira, 5 de setembro de 2011

#2 Leu por obrigação? Acabou com a emoção!

Oii!

Hoje temos mais um post da série "Leu por obrigação? Acabou com a emoção!". Dessa vez vou falar do livro Dom Casmurro do Machado de Assis.










Este livro conta a história de Bentinho e Capitu, desde o namoro infantil até o casamento atormentado pelo ciúme e pela dúvida - Capitu traiu o marido com o melhor amigo dele, Escobar? Os fatos são narrados por Bentinho, que relembra, já velho, episódios de sua vida.


Eu li esse livro na época em que prestei vestibular, lá em 2008. Depois de ter tentado ler Iracema (admito, não aguento esse livro!) e As Cidades e as Serras (que foi... ok) me surpreendi com Dom Casmurro e pude entender o porque de Machado de Assis ser esse grande escritor! É um dos meus livros preferidos.

A história é narrada por Bentinho, que acredita que sua mulher, Capitu, o traiu. Por ser um livro totalmente narrado em 1ª pessoa, não temos nenhum argumento ou ponto de vista neutro e imparcial, tudo o que Bentinho nos conta leva a crer que a tal traição de fato aconteceu.

Não tem como explicar a dúvida que ele provoca, só lendo pra saber. É muito bom! Mesmo que você não precise ler/não tenha precisado ler, dê uma chance a ele! Não vai se arrepender.

Até logo e boa semana pra todo mundo!

2 comentários:

  1. Eu li tantas vezes Dom Casmurro na faculdade, vi tantas perspectivas sobre a história, mas confesso que é uma das minhas favoritas! Machado consegue escrever, concluir uma história sem dar muitos dados (como a desconfiança de todos sobre a traição de Capitu e a homossexualidade de Bentinho).

    Iracema, como eu sofri para ler este livro. Foi exatamente como um parto, demorou, sofri, mas saiu! A história em si é muito legal, mas ela é muito cheia de rodeios, muito complexa de ler. Acho que se escrevessem de uma outra maneira seria muito mais agradável de ler.

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olha, já li esse livro algumas vezes obrigada na escola, infelizmente perdeu toda a graça para mim.

    Mas, é de um excelente autor!
    Beiijos
    http://aoinfinitoealem.com

    ResponderExcluir